Em Fevereiro de 2015 foi lançado o Wyz, o primeiro jogo digital desenvolvido especialmente para auxiliar crianças surdas no aprendizado da Língua portuguesa. No jogo, através de histórias e desafios as crianças aprendem a Língua portuguesa, reforçam seus conhecimentos em Libras e se divertem!
A aventura conta com três ambientes diferenciados e 30 fases. Nelas as crianças precisam resolver os puzzles, formando corretamente as palavras, para superar os desafios.
Para entender melhor o funcionamento do jogo, realizei uma entrevista com a idealizadora do projeto, Patrícia Leite, e você pode ler na íntegra:
Patrícia, como surgiu a ideia do jogo?
Quando eu estava na graduação e participava de um grupo de estudos sobre desenvolvimento de jogos surgiu a ideia de fazer um jogo para crianças surdas. Porém, infelizmente neste período o projeto não foi adiante e ano passado ao ingressar no BEPiD (BEPiD é um programa de universidades em parceria com a Apple para formar desenvolvedores especialistas em iOS, que é o sistema dos dispositivos deles) surgiu a oportunidade de realmente fazer o projeto acontecer e isso foi somado à vontade de fazer algo para que as crianças surdas sentissem que foi feito especialmente pra elas e não uma adaptação de algo feito para ouvintes.
– Quais as principais dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do projeto?
Antes de começar a produção efetiva do jogo passei algumas semanas pesquisando sobre o tema para ter uma ideia do que ele realmente precisava para atender ao público. Com isso percebemos a necessidade do auxílio de um especialista na área e foi aí que encontramos a professora Sueli Fernandes que é especialista em educação de Surdos. A partir disso, nosso segundo problema foi realmente incluir o conteúdo pedagógico necessário para a aprendizagem da criança no jogo, e foi resolvido através de diversas conversas com a professora Sueli que nos ajudou a identificar o que era essencial como conteúdo pedagógico e assim conseguimos montar as mecânicas do jogo, pois apesar de necessitar da parte educacional, ele precisa ser divertido para a criança. O terceiro principal problema foi a parte de conseguir um intérprete para fazer os vídeos necessários ao jogo, que foi solucionado graças ao apoio do BEPiD. Até a finalização do jogo no estágio que ele está agora, foram esses nossos principais problemas, depois do lançamento que vieram outros.
– Você contou com uma equipe no desenvolvimento do jogo? Quem são?
Além do apoio da professora Sueli, trabalharam efetivamente no projeto o Eduardo Stumpf que fez a maior parte da arte do jogo e a Nicole Ribeiro que fez a parte de layout. Outras pessoas também colaboraram, mas a equipe principal foi formada por esses dois últimos e pelo meu trabalho na programação.
– Se uma pessoa tiver uma ideia de um jogo e quiser desenvolver, pode procurar vocês? Como ela consegue localizá-los?
Estamos aceitando pedidos de jogos sim. As pessoas podem entrar em contato conosco através do site, email ou Facebook.
– Você considera que o jogo está finalizado ou precisa de mais ajustes? Quais são os próximos passos?
Na verdade nunca vemos o jogo como acabado 😉 Queremos sempre modificar algo e deixá-lo o melhor possível para a criança, mas isso no momento depende muito do feedback dos usuários e interessados, o que não tem ocorrido com muita frequência. Atualmente estamos buscando testar o jogo com mais crianças para ter certeza que ele está bom o suficiente pra elas e planejamos fazer uma versão para Android para o próximo ano, apesar de recebermos muitas perguntas sobre se o jogo será lançado para PC.
– Alguma ideia de novos jogos? Como pretende dar prosseguimento nesta área?
Ideias temos várias 😀 e estamos trabalhando atualmente em um jogo para educação infantil na área de matemática, além de continuar com eventuais ajustes no Wyz. Hoje, infelizmente para continuarmos o Wyz precisamos de apoio, mas enquanto isso não existe trabalhamos para deixar o jogo o melhor possível.
Wyz está disponível gratuitamente na App Store para iPad através do link.