Skip to content

AS MULTIFACETAS DA PEDAGOGA NO SISTEMA PRISIONAL

Em 5 de janeiro de 2024 foi publicado o artigo AS MULTIFACETAS DA PEDAGOGA NO SISTEMA PRISIONAL no periódico Educação e (Trans)formação, que é uma revista do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

O artigo foi construído a partir do TCC de graduação em Pedagogia e contou com a autoria de Gabriela de Souza Siqueira, Daniela de Moura Ferreira, Sirlene Aparecida Vitório da Silva, Kenia Candida de Souza Vertelo, Tayná Alves Corrêa, Karol Oliveira de Amorim Silva e Amanda Tolomelli Brescia.

O trabalho tem como resumo: O presente artigo tem por escopo, compreender as diferentes atuações das pedagogas, bem como as contribuições desta profissional para o sistema prisional, considerando ainda, a função da pedagoga como principal agente de mudança e transformação, capaz de gerar estímulos e interesses aos que estão privados de liberdade. A presente pesquisa permeou o contexto histórico, enfatizando a importância de ações educativas neste espaço. Ademais, foi utilizado como conteúdo norteador, as perspectivas de autores que defendem a educação neste contexto, visando a reinserção e retorno ao convívio social. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo com base empírica por meio de aplicação de questionário on-line e realização de um grupo focal. Para tratamento e análise dos dados, contou-se com a proposta de Análise Temática de Bardin (1977). Observou-se, a importância do trabalho pedagógico no sistema prisional, bem como a forma como se dá esta atuação. Considera-se, portanto urgente a implementação de novas políticas públicas, bem como um olhar atento para esse espaço. Percebem-se ainda lacunas na formação das pedagogas para tal atuação, além disso, a necessidade de se promover formação continuada para os educadores atuantes nas prisões.

Acesse, leia, compartilhe e divulgue: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6229

Published inUncategorized